Susto

Fogo em shopping de Nova Iguaçu pode ter começado em restaurante

Chamas destruíram centro comercial e algumas lojas próximas

Incêndio consumiu o centro comercial no centro do município
Incêndio consumiu o centro comercial no centro do município |  Foto: Péricles Cutrim
  

O incêndio que atingiu o Shopping Nou, antigo Shopping Vida que fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Nova Iguaçu, teria começado no quarto e último andar do prédio. Lá, funciona um restaurante e um depósito. O fogo iniciou na manhã de quarta (25), pouco antes das 8h30.

O shopping é bastante frequentado e, segundo testemunhas, na semana passada houve um vazamento de gás no local.

“Eu estava na loteria e já estava vendo a fumaça. Por volta das 8h30, começamos a ouvir explosões, paredes caindo. Semana passada teve um vazamento de gás. Os bombeiros vieram, olharam e não deram importância, e hoje aconteceu isso. A fumaça começou por volta das 7h30 e 8h já estava o fogaréu”, contou Flávia de Oliveira, de 46 anos, que trabalha como camelô na rua. 

Até o momento não há informações de feridos. No local não havia ninguém, já que as chamas começaram antes do shopping abrir. Cerca de quatro pessoas inalaram fumaça e passaram mal de nervoso. Elas foram atendidas por médicos. A rua, os prédios e lojas próximas ao estabelecimento foram interditadas. A rua em questão e outras próximas também ficaram sem luz já que o fogo atingiu a rede elétrica local. 

“Eu chego aqui por volta das 7h45 para abrir o cartório que fica do lado do shopping e quando minha amiga chegou, ela disse que tinha uma nuvem negra por cima do shopping e que estava pegando fogo. Quando abrimos as portas estavam a Polícia Militar, a Defesa Civil e depois chegaram os bombeiros. Eles interditaram tudo. As paredes caíram, o telhado caiu, então, houve correria, pessoas nervosas”, disse Simone Cerqueira, de 48 anos. 

Testemunhas contaram que na semana passada houve vazamento de gás
  

Ainda não há informações sobre o tamanho do prejuízo e do estrago no local. Tudo será avaliado assim que o fogo for apagado e a perícia puder realizar seu trabalho. Foi o que informou o secretário de Defesa Civil do município, Jorge Ribeiro Lopes. 

“Recebemos as primeiras informações por volta das 8h50 da manhã. O Corpo de Bombeiros já tinha sido acionado. Quando chegamos aqui, solicitamos apoio, incluindo da Cedae com carros-pipa, e temos, na frente do edifício, um hidrante que está sendo utilizado com bastante êxito. É uma edificação intensa, com grande material de incêndio e é uma operação que vai levar um tempo, provavelmente ao longo de todo o dia. Deverá ser feita a avaliação técnica de engenharia para analisar o que poderia ser utilizado, interditado ou demolido, inclusive de prédios ao lado”, afirmou ele. 

Bombeiros de cinco quartéis combatem as chamas
Bombeiros de cinco quartéis combatem as chamas |  Foto: Péricles Cutrim
  

Ele confirmou que, segundo imagens, o fogo começou na parte de cima do prédio, no quarto andar. A delegacia da área também foi acionada, segundo ele. Até o momento, no entanto, não se sabe o que pode ter causado as chamas. 

Inicialmente houve a informação de falta de água para o combate às chamas, mas que foi negada pelo agentes. 

“Na verdade, o que aconteceu é que, de praxe, as primeiras equipes de combate a incêndio vem com um determinado suporte e percebendo a extensão do fogo é solicitado o apoio e ele vem de forma plena, de forma rápida e nós da Defensoria também contribuímos com esse apoio. A todo momento tivemos água, mas óbvio com um incêndio grande a quantidade de água utilizada é extensa e, por isso, pedimos esse apoio”, afirmou. 

Bombeiros do quartel de Nova Iguaçu foram acionados às 8h45 para a Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Centro. Eles contam com ajuda dos quartéis de Nilópolis, Belford Roxo, Duque de Caxias, Irajá, do Campinho e Grajaú.

O shopping comercializa produtos de beleza e fica próximo a outros prédios e da estação de trem da região. 

< Com os principais jogadores, Vasco visita a Portuguesa-RJ É uma 'estátua humana' esperando ônibus? Não. É um manequim <